Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

“1984”, de George Orwell, volta em cartaz na Barra Funda

Peça fica em cartaz até 24 de junho

Foto: Ronaldo Gutierrez

Publicado às 11h

Por Gabriel Cabral

Considerado um dos romances mais influentes do mundo no século 20, “1984” volta à sede do Teatro do Núcleo Experimental, na Barra Funda. A distopia se passa no fictício Estado da Oceânia, governado por um líder supremo chamado Grande Irmão, que chegou ao poder depois de uma guerra mundial que eliminou as nações e criou três grandes potências totalitárias. Esse Estado é pautado pela burocracia, censura e, sobretudo, pela vigilância. Quase sem qualquer forma de privacidade, cidadãos são espiados o tempo todo pelas “teletelas”, que funcionam como televisores espalhados nos lares e em lugares públicos, capazes de monitorar, gravar e espionar tudo.

Nesse lugar vive Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade, responsável por falsificar registros históricos para garantir que eles respaldem os interesses do Grande Irmão. O protagonista detesta o novo sistema, mas não tem coragem de desafiá-lo. Ele apenas declara seu ódio nas páginas de um diário secreto. Isso muda quando ele conhece Júlia, uma funcionária do Departamento da Ficção. Juntos eles sonham com uma rebelião e praticam pequenos atos de desobediência. A represália aos amantes será brutal.

O livro “1984” foi publicado em 65 países e virou minissérie, filmes, quadrinhos, mangás, ópera e até inspirou o reality show Big Brother, criado em 1999 pela produtora holandesa Endemol. Recentemente, a obra foi transformada em uma adaptação teatral dos ingleses Duncan MacMillan e Robert Icke. Esta última versão foi o ponto de partida da montagem brasileira.

Foto: Ronaldo Gutierrez

Serviço

“1984”, de George Orwell

Quando: até 24 de junho. Aos sábados e segundas-feiras, às 21h, e domingos, às 18h
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Onde: Rua Barra Funda, 637 – Barra Funda

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.