Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Associação Comercial recebe sessão solene que comemora os 134 anos de Pirituba

Subprefeito Ivan Lima fala sobre suas raízes no bairro

Visão aérea da região de Pirituba. Foto: Arquivo Folha Noroeste

Publicado às 11h40

Por Gabriel Cabral

A Associação Comercial de São Paulo – Distrital Noroeste comemora na noite desta segunda-feira, 1° de fevereiro, o 134° aniversário do bairro de Pirituba. A sessão solene ocorre na sede da associação regional, localizada na Rua Luis Braille, 8. Estarão presentes para a comemoração, moradores do bairro, líderes comunitários, personalidades, autoridades e políticos.

O nome “Pirituba” é o resultado da combinação da palavra “piri”, que significa vegetação de brejo, com o aumentativo “tuba” – “muito” na língua tupi. Para quem desconhece a história do bairro, sua referência histórica é a inauguração da Estação de Trem em 1º de fevereiro de 1885.

Sua origem no século XIX deve-se à existência de grandes propriedades cafeeiras na região, com destaque para as fazendas Barreto, do médico resendense Luiz Pereira Barreto; Jaraguá e Brigadeiro Tobias. A Barreto, com a morte de seu proprietário em 1922, foi dividida entre seus herdeiros. Nesse mesmo ano, foi loteada a primeira partilha da fazenda. Já a segunda foi alocada quatro anos depois, em 1926. Essas duas vilas, somadas ao núcleo inicial que se expandiu ao lado da estação, vieram a se constituir no eixo principal de desenvolvimento
do bairro. Posteriormente, outras partes da Fazenda Barreto foram loteadas, dando lugar à formação das vilas Bonilha, Zatt, Maria Trindade, Mirante e Jardim São José.

O subprefeito de Pirituba/Jaraguá, Ivan Lima, enaltece o bairro com carinho. “Agradeço por tudo que sou a esta terra maravilhosa onde nasci, joguei bola na rua e nos campos, estudei, me casei, tive fi lhos e construí minha
vida. Estou muito honrado por esta missão que me foi confiada pelos prefeitos João Dória e Bruno Covas. Procuro me empenhar ao máximo, com toda dedicação possível, na solução dos problemas do bairro. Trabalhamos sempre em conjunto com os moradores, de portas e mentes abertas, visando o desenvolvimento
econômico, social, cultural, esportivo e sustentável deste bairro que amo de paixão.”

Para marcar as celebrações de aniversário, a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá realizará uma sessão solene no dia 1º de fevereiro, sexta-feira, na Distrital Noroeste da Associação Comercial de São Paulo (Rua Luís Braille, 8). Durante o evento, haverá uma cerimônia na qual serão homenageadas figuras importantes do bairro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

Localização e extensão

As regiões do Piqueri e o Jardim Iris, que estão dentro de Pirituba, estão localizados às margens da Marginal Tietê, nas proximidades da Ponte do Piqueri e a poucos metros do prédio da Policia Federal, na Lapa. Estes estão localizados na divisa do distrito com os bairros Vila Arcadia, Lapa de Baixo e Água Branca, localizados nos distritos da Freguesia do Ó, da Lapa e da Barra Funda, respectivamente.

Por outro lado, sua área termina nas proximidades da Serra da Cantareira, localizada no extremo da zona norte do município. Os bairros que compõem esta parte do distrito estão mais afastados geograficamente e possuem acesso mais difícil. Para ter-se uma ideia da extensão de Pirituba, a distância, em linha reta, do Piqueri até o extremo norte do distrito é praticamente a mesma que sua distância até a Estação da Luz, na região central da cidade. Localizam-se nos limites dessa área os distritos do Jaraguá e da Brasilândia.

Pirituba não está na lista dos distritos do município de São Paulo com os maiores índices de violência. De acordo com o mapa da violência em São Paulo do site G1, de 2014, Pirituba possui uma taxa de 6 homicídios por 100 mil habitantes. Segundo esta pesquisa, esta taxa chega a ser inferior às de distritos como Casa Verde, Belém, Tatuapé, Morumbi, Perdizes, Ipiranga e Alto da Mooca. No ranking apresentado, onde constam 93 distritos paulistanos, Pirituba aparece na 71º posição.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, Pirituba é o 2º bairro mais verde de São Paulo. A região abriga diversas áreas de lazer que possuem infraestrutura propícia para práticas esportivas. Algumas possuem pistas de cooper e de bicicleta, equipamentos para auxílio de exercícios, quadras esportivas e lagos. Entre outros, estão os parques Cidade de Toronto, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Rodrigo de Gásperi e São Domingos.

 

Serviço

Sessão Solene em Comemoração aos 134 anos de Pirituba

Quando: 1° de fevereiro, sexta-feira, a partir das 19h
Onde: ACSP – Distrital Noroeste. Rua Luis Braille, 8 – Pirituba

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.