Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Bar na Lapa apresenta criação materna inspirada na Bahia

Prato participa do Comida di Buteco 2019

Publicado às 10h

Por Gabriel Cabral

O concurso mais delicioso de São Paulo já começou e está a todo vapor! O Comida di Buteco 2019 traz muitos petiscos incríveis, que disputarão pelo troféu de Melhor Petisco de São Paulo e Melhor Petisco do Brasil. Em 2018, mais de 600 botecos participaram da competição em todo o Brasil. Um dos participantes deste ano é o lapeano Lewis Bar, na Rua Crasso. Ele traz um prato criado pela mãe do chef, que é baiano e apresenta um pedaço da cultura de sua terra para os paulistanos.

O petisco do bar chama-se “Periquita de Baião”, que mistura bolinho de feijão fradinho com carne seca desfiada, bacon picado, acompanha bolinho de arroz em cima recheado com queijo coalho e calabresa servido submerso em queijo coalho. Raul Bastos foi o chef criador do prato. Ele conta em entrevista a Folha Noroeste que o “Periquita de Baião” foi uma invenção de sua mãe. “Nunca homenageei minha mãe nos pratos que fiz. É a primeira vez”, conta, “ele era um dos meus pratos preferidos que ela fazia e todos os meus irmãos também gostavam muito. Não tinha quem não gostasse”.

No ano passado, Bastos também fez para o Comida di Buteco um prato típico da Bahia, com costelinha de porco. “De onde vim usávamos muita carne de porco e bode, porque lá não tinha peixe, era muito seco e não tinha água”, explica. Além da carne seca, calabresa, arroz, feijão fradinho, queijo coalho e outros ingredientes, o cozinheiro conta que há toques especiais no prato que não podem ser revelados. 

A aceitação do petisco, segundo o baiano, está sendo positiva. “Os primeiros clientes gostaram. O prato tem voltado vazio à cozinha e aí entendemos que deu certo. Se ele não volta desse jeito, se sobra algo nele, perguntamos ao cliente do que ele não gostou e aprimoramos, aperfeiçoamos o prato”, disse.

Em 2019, o Comida di Buteco comemora 20 anos e, por isso, traz uma boa novidade: todos os petiscos participantes custam apenas R$20, inclusive o “Periquita de Baião”.

O concurso cresceu muito em todo este tempo. No início, há 20 anos atrás, a competição começou em apenas uma cidade e hoje domina 21 municípios, de Norte a Sul do país. Nas primeiras edições, 10 botecos participaram do concurso e hoje participam mais de 5 mil.

 

Serviço

Comida di Buteco 2019 – Lewis Bar

Quando: o concurso vai até 12 de maio. O espaço funciona de segunda, das 11h às 16h; de terça a sábado, das 11h às 23h; e domingo, das 12h às 18h
Quanto: o Periquita de Baião custa R$20. Confira também o cardápio de drinks do boteco
Onde: Rua Crasso, 140 – Lapa

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.