Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Covas visita novo espaço do CATe e Ade Sampa na Freguesia do Ó e conhece o novo sistema de atendimento ao trabalhador e empreendedor

Reformulação visa dinamizar o atendimento oferecido pelos equipamentos ao cidadão

Visita do prefeito Bruno Covas ao CATe e Ade Sampa da Freguesia do Ó. Foto: Reprodução/SECOM/Prefeitura de SP

Publicado às 11h05

Com informações da Prefeitura de SP

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitou nesta sexta-feira, 15 de março, as novas instalações do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento na Subprefeitura da Freguesia do Ó/Brasilândia. Anteriormente, as duas áreas estavam em locais separados, após a modificação no espaço físico, os dois serviços passaram a ser utilizados no mesmo local, com isso foi possível implantar um novo modelo de atendimento que visa integrar e aumentar a efetividade dos serviços de apoio aos trabalhadores e empreendedores.

“Identificamos que muitas vezes um cidadão vai ao CATe para procurar uma vaga de emprego, mas na verdade ele já é ou tem o desejo de ser um empreendedor. Com isso, o CATe, após realizar todo o atendimento, enviava a pessoa para a Ade Sampa, o que gerava uma duplicação de esforços da Prefeitura”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Com o novo modelo um atendente realiza a triagem das pessoas e identifica o perfil e a necessidade do cidadão encaminhando para um atendimento mais assertivo e que gera melhores resultados”, completa.

O piloto do novo modelo de atendimento começou no dia 18 de fevereiro e já atendeu mais de 3.800 pessoas, número 23% superior ao mesmo período de 2018. Desde a inauguração do novo espaço, 216 empreendedores utilizaram os serviços da Ade Sampa, valor cinco vezes maior do que o mesmo período dos anos anteriores.

“A sala do CATe não comportava a quantidade de pessoas que estavam buscando os nossos serviços, o que gerava um elevado tempo de espera. Com a modificação conseguimos diminuir esse período e atender mais pessoas por dia”, disse o coordenador do Trabalho, José Bispo.

O CATe instalado na Subprefeitura da Freguesia do Ó/Brasilândia atende uma média de 200 pessoas por dia, oferecendo os serviços de inserção no mercado de trabalho, emissão de carteira de trabalho e seguro desemprego. Já a Ade Sampa realiza o atendimento aos empreendedores tirando dúvidas de como se formalizar como MEI – Microempreendedor Individual e oferecendo os programas de qualificação do empreendedor.

“Nosso objetivo é levar esse novo modelo de atendimento da Secretaria para todos os CATes da cidade, facilitando a busca pelos nossos serviços e ampliando o empreendedorismo na maior capital do Brasil”, afirma o diretor presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

CATe

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho é uma rede de unidades de atendimento aos cidadãos que buscam orientação e inserção no mercado de trabalho. Nas 24 unidades, localizadas em todas as regiões da cidade, o munícipe pode se candidatar a diversas vagas de emprego, emitir a primeira e/ou segunda via da carteira de trabalho e habilitar o seguro desemprego.

Ade Sampa

A Ade Sampa promove o desenvolvimento econômico sustentável da cidade de São Paulo, priorizando a geração e o fortalecimento de negócios inovadores. O equipamento oferece os serviços de atendimento e orientação ao Microempreendedor Individual (MEI), dicas de acesso ao mercado e editais de programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.