Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Delegacia da Mulher na Freguesia do Ó passa a funcionar 24 horas por dia

Agora, sete DDMs atuam em tempo integral na cidade de SP. Horário foi estendido na 4ªDDM, na Zona Norte, e na 5ª DDM, na Zona Leste

Publicado às 12h

G1 São Paulo

Duas Delegacias da Mulher (DDM) passam a funcionar 24 horas a partir desta sexta-feira (29). O atendimento passa a ser integral na 4ª DDM, na Zona Norte, e na 5ª, na Zona Leste. Agora, sete delegacias funcionam ininterruptamente na capital paulista e as demais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Para o funcionamento em horário estendido das delegacias, haverá reforço de 24 policiais, além do efetivo que já atua na DDM. Em 2018, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou projeto de lei que obriga todas as Delegacia de Defesa Mulher (DDMs) a funcionarem 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

O governo de São Paulo também inaugurou o atendimento 24 horas nas delegacias: 2ª (Sul), 6ª (Santo Amaro), 7ª (Itaquera) e 8ª (São Mateus).

Ao longo de 2018, a 4ª DDM instaurou 830 inquéritos policiais e expediu 251 medidas protetivas. No primeiro bimestre, foram 64 inquéritos e 76 medidas. A 5ª DDM instaurou 489 inquéritos policiais e expediu 275 medidas protetivas no ano passado. Nos dois primeiros meses do ano, foram 81 inquéritos e 53 medidas.

Ao todo, no estado de São Paulo, são 133 DDMs: 16, na Grande são Paulo; 9, na capital paulista e 108, no interior.

Efetivo policial

O governador João Doria (PSDB) autorizou, nesta sexta-feira (29), a abertura de concursos para a contratação de 5,4 mil soldados de 2ª classe para a Polícia Militar. Decisão ainda será publicada no Diário Oficial do Estado.

Os concursos estão previstos para maio e novembro de 2020. O soldado atua diretamente nas ruas. A remuneração inicial é de R$ 3.143,70, já com o adicional de insalubridade de R$ 691,64.

A formação do soldado no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados (ESSd), tem um ano de duração com mais de 1.500 horas de aulas.

São 49 disciplinas dos módulos básico e específico, entre elas Direitos Humanos, Criminalística, Tiro Defensivo pela Preservação da Vida, Defesa Pessoal, Inteligência Policial, Medicina Legal e Doutrina de Polícia Comunitária.

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.