Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Estudante da ETEC Jaraguá é selecionado para representar Parlamento no Mercosul

“Mais arte porque faz parte” é o projeto de Gabriel Xavier, do curso de Eletrotécnica

Gabriel Xavier, aluno da ETEC Jaraguá. Foto: Divulgação

Publicado às 8h

Por Cristina Braga

Dois alunos de Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) estão entre os quatro candidatos paulistas classificados para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Destaque para Gabriel Xavier, do curso técnico de Eletrotécnica (integrado ao Ensino Médio) da ETEC Jaraguá, que participa com o projeto “Mais arte porque faz parte”. Sua ideia é ampliar a produção e reflexão artística na escola, por meio de oficinas e outras atividades que incluam teatro, música e dança. A outra candidata é Carla Benfica, que cursa o Ensino Médio na ETEC de Lins, na região de Bauru, interior de São Paulo.

Morador de Taipas, Gabriel conta que recebeu orientação dos professores de sociologia e artes da ETEC Jaraguá durante a elaboração do projeto “A arte tem o poder de transformar o estudante por meio da imaginação, da fantasia, da descoberta e da aventura, fazendo com que a pessoa desenvolva sua sensibilidade e criatividade”. Mas acredito que não podemos limitar a arte a esses fatores, pois explicá-la é como tentar explicar todo o universo e sua magnitude”, justifica o jovem de 15 anos.

Por votação eletrônica (pjm.mec.gov.br), estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil, com idade entre 14 e 18 anos, podem escolher seu candidato para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), iniciativa do Ministério da
Educação (MEC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC).

O PJM vai selecionar 27 jovens para representar todos os Estados do país e o Distrito Federal, em mandatos de dois anos. Neste período, eles aprendem como funciona o Mercosul, suas instâncias e como dialogar em busca de consenso para a proposição de soluções relacionadas a problemas comuns. O resultado final do pleito será no próximo dia 10 de dezembro.

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.