Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Fábrica de Cultura Brasilândia expõe bordados desenvolvidos em Oficina Cultural

Participantes leem obras literárias e criam bordados inspirados nas histórias

Bordados em exposição na Fábrica de Cultura da Brasilândia. Foto: Divulgação

Publicado às 10h45

Por Cristina Braga

Até o dia 31 de maio, é possível conferir a mostra “Bordando Territórios Afetivos”, na Fábrica de Cultura da Brasilândia. As obras foram criadas na oficina “A escrita como um fio que nos une”, organizada pelo clube “O fio que nos une”, da Oficina Cultural Alfredo Volpi. Os trabalhos expostos traçam, por meio de desenhos e escritas, o mapeamento afetivo dos artistas, que criaram os bordados a partir de histórias compartilhadas no grupo.

Durante os encontros, promovidos pela Oficina Cultural Alfredo Volpi, os participantes leem obras literárias e criam bordados inspirados nessas histórias. O clube também iniciou uma parceria com a editora Companhia das
Letras, além de desenvolver, todos os anos, um trabalho final com temas variados, mas não necessariamente ligados à literatura. “Os trabalhos expostos foram criados no fim de 2018. Solicitei aos participantes que pesquisassem sobre suas ruas, casas e elementos que gostariam de usar para compor os bordados”, conta Natame Diniz, coordenadora da iniciativa.

Mercedes dos Santos integra o clube desde o início. “Eu não sabia bordar. Aprendi aos poucos, ponto a ponto, com a professora Natame e outras professoras convidadas, que vão aos encontros para nos ensinar as técnicas de bordado. Não imaginava que esse trabalho, que começou lá em 2017, poderia fazer parte de uma exposição tão especial na Fábrica de Cultura”, conta a senhora de 76 anos.

“Essa união entre bordado e literatura fez com que os participantes se interessassem mais pela leitura. Inclusive, temos relatos de pessoas que não gostavam muito de ler ou liam um livro por ano e, graças ao clube, começaram a criar esse hábito”, explica Natame. A mostra fica aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, na Avenida General Penha Brasil, 2.508 – Vila Nova Cachoeirinha. Ficou interessado? Confira mais detalhes no site www.fabricasdecultura.org.br.

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.