Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Freguesia do Ó e Lapa recebem Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiências

Projeto busca levar serviços e informações a esse público e suas famílias

Foto: Divulgação

Publicado às 11h10

Com informações da Prefeitura de SP

As subprefeituras Freguesia/Brasilândia, localizada na Avenida João Marcelino Branco, 95, na Vila dos Andrades, Zona Norte da capital, e Lapa, na Rua Guaicurus, recebem a Caravana de Serviços para Pessoas com Deficiência. A Freguesia contou com os serviços da carreta nos dias 27 e 28 de fevereiro, das 10h às 16h. Na Lapa, a carreta marca presença nos dias 27 e 28 de março na Rua Guaicurus, 1000. As ações são iniciativas da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD). A gestão também levará os serviços a outras subprefeituras.

A primeira subprefeitura a receber a equipe de atendimento em 2019 foi a de São Miguel Paulista, na Zona Leste que, entre os dias 13 e 14 de fevereiro, atendeu mais de 200 pessoas com deficiência.

Fazem parte dos serviços e informações que serão oferecidos: vagas de emprego (CATe), Bilhete Único Especial (SPTrans), Cartão DEFIS (DSV), denúncia de calçada e mediação de conflitos. Além do atendimento feito pelo CMPD, haverá também cadastro dos estudantes com deficiência no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), atendimento jurídico pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Apoio Técnico pela Associação de Pais Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE), que são apoiadores e parceiros na ação.

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, cada subprefeitura receberá posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de  intermediação em  português/libras, por meio de vídeochamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real.

Os funcionários de cada subprefeitura também receberão treinamento e orientações para atender as pessoas com deficiência. Haverá um canal de comunicação direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para esclarecer eventuais dúvidas.

Próximas agendas:

13 e 14/03 –  M’Boi Mirim – Av, Guarapiranga, 1695 – Parque Alves de Lima

27 e 28/03 –  Lapa – Rua Guaicurus, 1000 –  Água Branca

10 e 11/04 –  Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera

Serviço: Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiência

Data: 27 e 28/02

Horário: 10h às 16h

 

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.