Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Lapa e Jaraguá comemoram aniversário em outubro

Bairros da região noroeste celebram a data com atrações de rua

Foto: Eugenio Pacelli/Folha Noroeste

Publicado às 11h50

Por Cristina Braga

No dia 1º de outubro, o bairro do Jaraguá comemorou seu aniversário de 127 anos. Além dele, outro bairro da região noroeste, a Lapa, celebra 428 anos. Como parte das festividades, a Subprefeitura Lapa organizou diversas atividades para a comunidade.

Apresentações musicais dos grupos “Trovadores Urbanos”, “Banda Operária da Lapa” e “Samba da Feira” prometem agitar a festa com shows ao ar livre, em diferentes pontos do bairro. As baterias dos blocos “do Bagaça” e “Boêmios da Vila Ipojuca” também marcam presença na comemoração.

Nas ruas, haverá ainda intervenções artísticas nos muros da CPTM, na Rua John Harrison; pintura de painéis com a temática Lapa; roda de capoeira; apresentações de dança afro, cigana e de musicais; além de uma feira de artesanato e gastronomia. Já em locais fechados, a programação especial acontece no Espaço Cultural Tendal da Lapa, Teatro Cacilda Becker, Centro de Memória Cecília Meirelles, Centro Esportivo Édson
Arantes do Nascimento (Pelezão) e no Mercado Municipal da Lapa.

De 13 a 20 de outubro, a partir das 9h, está prevista a “Caminhada Histórica” pelos pontos que mais simbolizam o bairro, partindo do Clube União Fraterna. O passeio segue por endereços importantes, como a Praça
Cornélia, a Cia. Melhoramentos, o Tendal da Lapa, a sede da Banda Operária, a Toca da Onça e o Túnel Doze de Outubro, até chegar ao Mercado Municipal.

Ainda no dia 13, ao meio-dia, o Tendal da Lapa (Rua Constança, 72) recebe o Circo Dux Zarak, com a comédia “Zarak Show”. Repleto de números de mágica e malabarismo, o espetáculo revela no palco a importância da arte e do amor, com humor e perseverança. No dia 20, sábado, será montado um palco na Rua Doze de Outubro, esquina com a Rua Dronsfield, com a presença da Banda Operaria da Lapa, às 10h, que completa 137 anos. Já no dia 27, das 8h às 22h, o Pelezão sediará mais uma edição do Campeonato Internacional de Karatê.

Confira a programação completa abaixo:

 

Viela Ema Ângelo Murari

Dia: 21 de Outubro

Horário: 14 às 18 horas

Encontro entre as baterias do bloco do Bagaça e do bloco Boêmios da Vila Ipojuca

 

Rua 12 de Outubro

Data: 13 de Outubro

Horário: 10 horas

Cortejo com as Sampalhaças

 

Horário: 12hs

Flash Mob com os Trovadores Urbanos

 

Data: 20 de Outubro

Apresentações no palco, na esquina da Rua 12 de Outubro com Rua Dronsfield

Atrações:

10 horas: Banda Operária

13 horas: Coral da USP

15 horas: Apresentação de danças variadas (cigana, afro, dança para musicais)

16h30: Show musical

 

Rua Antonio Brito Marques

Data: 21 de Outubro

 

Atrações:

09 horas: Pintura de Painel nos Muros da CPTM da Rua John Harrison (Temática Lapa)

10 horas: Trupe Dunavo (espetáculo infantil)

11 horas: Roda de Capoeira

13 às 17 horas: Samba da Feira

 

* Ao longo do dia teremos a feira de artesanato e gastronomia das “100 Minas”.

 

Caminhada Histórica

Data: 13 de Outubro e dia 20 de outubro

Horário: 09 horas

Caminhada pelos pontos históricos da Lapa, saindo do Clube União Fraterna, passando pela Praça Cornélia, Melhoramentos, Tendal da Lapa, sede da Banda Operária, Toca da Onça, Túnel da 12 de Outubro, encerrando no Mercado Municipal.

 

Centro de Memória Cecília Meirelles

Dias 05 e 06 de Outubro

Horário: Das 09 às 17 horas

Atração: Bazar e Artesanato

 

Centro Esportivo Edson Arantes (Pelezão)

Data: 27 de Outubro

Horário: Das 08 às 22 horas

Atração: Campeonato Internacional de Karatê

 

Centro Cultural Tendal da Lapa

Data: 12 de Outubro                                                                                                 Horário: 18 horas                                                                                                                         Atração: Teatro Intervenção Artística BABYMIX (Intervenção infantil com dançamix, juntando pais e filho para uma apresentação conjunta com trilhas sonoras elaboradas para uma sinergia contagiantes, apresentação divertida para integração da família do entorno Tendal da Lapa e usuários).

Data: 13 de Outubro                                                                                                        Horário: 12 horas                                                                                                            Atração: Circo Dux Zarak (O espetáculo é uma homenagem à tradição circense e ressalta a importância do trabalho do artista que foi predestinado a viajar o mundo para encantar as pessoas. Com números de mágica, faquirismo e malabarismo ZarakShow é uma comédia rasgada e criativa que revela a importância da arte, da perseverança e do amor na trajetória dos personagens).

Data: 19 de Outubro                                                                                               Horário: 20h30                                                                                                            Atração: Forró Di Muié – Rua Principal (Traz no nome e no trabalho a força feminina, num repertório dançante colhido dentro das mais diversas raízes, samba, sembas, ciranda, brasilidades e latinidade se juntam e se transformam nos tradicionais xotes baiões, cocos e rastapé do baile de forró. Há espaço para compositores consagrados dos gêneros, outros poucos conhecidos, além de composições próprias).

Data: 20 de Outubro                                                                                                          Horário: 12 horas                                                                                                      Atração: Mini Circo do Serafim (O Mini Circo Serafin è um espetáculos cômico, criado para ser apresentado aos públicos de todas as idades, em palco italiano ou em diferentes espaços alternativos, que utiliza a linguagem do clow, os recursos do teatro de animação e a música, para resgatar, em dimensões mais significativas, a figura do circo tradicional, transportando a imaginação dos espectadores até aquelas lonas dos circos tradicionais mambembes).

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO TENDAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA EM VIRTUDE DO DIA DAS CRIANÇAS

20/10

10h às 14h

Centro Cultural Tendal da Lapa: Rua Constança, 72 – Lapa
HORA ATRAÇÃO SINOPSE
10h Cia Tacundé apresenta O Sonho de Chuvinha (Contação de Histórias) A saga de um guarda-chuva que nasceu no sertão nordestino.

Chuvinha busca um sentido para sua vida, já que, por nascer em um lugar de chuva escassa, não encontra seu lugar no mundo. Aparecem em seu caminho personagens que o ajudam a enxergar o mundo de outra forma. Com muita música ao vivo e manipulação de bonecos.

11h30minh Cia Asfalto de Poesia apresenta Pareias (Circo) Qual a receita para uma grande amizade? As palhaças Clowndette Maria e Mussarela compartilham um cotidiano recheado de encrencas, quiprocós e risos, mas coberto de emoções. Elas atravessam tudo com bom humor e companheirismo, ingredientes fundamentais para uma boa parceria.
13h Banda Strombólica em: Arca de Noé Strombólica (Música) A Arca de Noé é mais um espetáculo da Banda Strombólica inspirado pelo reino animal. Mímicas e animações dão vida às histórias de bichos contadas nas músicas. Nesta apresentação o quarteto resgata do arco da velha os discos clássicos da Arca de Noé de Vinícius de Moraes, fazendo uma compilação dos dois volumes em doze canções com novos arranjos conferindo maior identificação com a atmosfera contemporânea e suingada da Banda.
11h às 14h Oficina de Bambolê com BamboDança O bambolê de uma forma lúdica desperta a criança interior de todos nós. O bambolê ajuda a aumentar ainda mais a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e o fortalecimento do centro do corpo! Quem costuma praticar se sente muito bem, pois esta “brincadeira” permite estabelecer uma conexão criativa com a música e o corpo trazendo alegria e diversão.
Todo Evento Central dos Jogos A Central dos jogos é um projeto sociocultural que tem a missão de difundir a cultura do brincar com o objetivo de promover, através de Ocupações Lúdicas do espaço, vivências capazes de fortalecer vínculos e ressignificar espaços e relações. O projeto nasceu do desejo de promover a cultura do brincar em todas as gerações e a expectativa é que, através dessas vivências, sejam criados e fortificados vínculos entre vizinhos, amigos, familiares e até desconhecidos, criando-se uma cultura de cuidado com o outro, com o espaço onde vivem e dessa forma incentivar que as cidades sejam mais acolhedoras.
Todo Evento Libras com Limiar Salutares Num mundo cada vez mais inclusivo, pelo menos essa é nossa meta, não poderiam faltar intérpretes de libras. Eles estarão durante o show e contações de histórias, acompanhando tudo e deixando nossos espectadores cientes e fazendo parte da nossa linda festa.
Todo Evento Madri Festas e Recreações Usando de conhecimentos em Arte, Educação e no Comportamento das diferentes faixas etárias, as brincadeiras tradicionais ganham uma nova estrutura e ficam mais divertidas ainda! A criança, por conhecer a brincadeira base, se sente à vontade pra brincar e fazer novos amigos para brincarem e se divertirem juntos. E, também, as brincadeiras novas, criadas pela Madri, inspiram muitos sorrisos e interação das crianças.

A releitura de brincadeiras tradicionais, recriadas para encantar a criança, com base em brincadeiras como: pega-pega, esconde-esconde, corre cotia, batata quente, ciranda, escravos de jó, morto-vivo, telefone sem fio, estátua, passa anel, dança das cadeiras, corrida do saco, pular corda, bambolê, entre outras.

Todo Evento Itinerantes com Circle: Agência de Circo Palhaços estarão circulando pelo local para acompanhar todas as brincadeiras e fazerem parte delas também, interagindo, fazendo peripécias, divertindo as pessoas que passam e, mostrando para os visitantes a infinidade de possibilidades que essa trupe pode apresentar para animar você e toda sua família.
Todo Evento Algodão Doce e Pipoca É alegria que você quer? Aqui teremos pipoca e algodão doce para completar essa delícia de festa.
Todo Evento Infláveis com Disk Brink Quem aqui falou que queria festa? Nós temos. Brinquedos infláveis para a criançada completar esse dia de pura alegria. Vem pular com a gente!!!

 

Teatro Cacilda Becker

Espetáculo Cachorrada

De: 06/10/2018 a 28/10/2018 (Sábado e Domingo) Horário: 16 horas

12/10/2018 (Sexta-Feira) Horário: 11 horas

25/10/2018 (Quinta-Feira) Horário: 15 horas

Sinopse:

Lili é uma garota de oito anos defensora dos animais, ela já adotou várias raças e sempre adorou cuidar deles. Com a chegada das férias e o avanço da tecnologia, Lili começou a se conectar mais com o mundo virtual e esquecer dos seus animais. Sua mãe, preocupada com os bichinhos e a situação da filha, resolve pregar uma peça na garota, inventando que irá expulsar todos os animais da casa, pois não há ninguém para cuidar deles. Irá jogá-los na rua em um lugar sombrio e triste.

Faixa Etária: Livre. Duração: 60 minutos. Valor: R$ 16,00

 

Tenor Guitar in Concert

Renato Anesi e Convidados

Data: 10/10/2018 (Quarta-Feira). Horário: 21 horas

Renato Anesi é compositor, arranjador e multi instrumentista do Rio de Janeiro. Mestre de música choro, Renato toca diversos instrumentos de cordas brasileiras, como o tenor banjo, o tenor violão, o bandolim, o cavaco, o violão de dez cordas e muito mais.

Faixa Etária: Livre. Duração: 60 minutos

Ingressos pagos – 1 hora antes – Valor: R$ 20,00

 

Data: 17 de Outubro (Quarta-Feira)

Horário: 21 horas

Atração: Show autoral Marcelo Lavrador Trio

Marcelo Lavrador é cantor, violonista e compositor. Seu trabalho autoral é composto de músicas instrumentais e canções. Lançou quatro álbuns ao longo da carreira:                                2005: Instrumental intitulado “Casa das Bruxas”;

2008: Instrumental intitulado “Constelações”;

2012: “Caldeira”, álbum de suas canções como integrante da banda Caldeira em parceria com a cantora Mariana Timbó;

2015: “Concreto”, coletânea de canções lançada apenas nas plataformas digitais.

Neste show apresentará músicas autorais da sua carreira, acompanhado dos músicos Renan Dias baixo (acústico) e Thiago Fermino (percussão).

Faixa Etária: Livre. Duração: 60 minutos

Ingressos Pagos – 1 hora antes – Valor: R$ 10,00

 

Mercado da Lapa

Apresentação de diversos artistas de ruas, com a programação, data e horários a definir.

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.