Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Moradores reclamam de ponte interditada no Parque Cidade de Toronto

Fechamento impede maiores passeios, fotos e acesso rápido de frequentadores ao outro lado do parque

Foto: Victória Vasconcelos

Publicado às 12h10

Por Gabriel Cabral

As pontes que existem sobre o lago do Parque Cidade de Toronto, na região do City América, em Pirituba, estão interditadas há um bom tempo. Uma delas há mais tempo que a outra. O fechamento foi realizado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e pela gestão do local por segurança dos frequentadores, já que o percurso de madeira estava em péssimas condições, inclusive com buracos.

Incomodados com a falta de solução do problema, moradores da região têm procurado a Folha Noroeste a fim de que as autoridades sejam cobradas. Alberto Dias mora em frente ao parque e reclama da situação das pontes, interditadas antes mesmo do fechamento dos parques por risco de contração de febre amarela, após macacos mortos pela doença terem sido encontrados nos bairros de Perus e São Domingos. “O parque foi reaberto, porém, a ponte está permanentemente interditada, impossibilitando a circulação no parque”, disse o leitor, “já falei com a Prefeitura Regional de Pirituba, Secretaria Municipal do Verde e com a administração do parque, mas ninguém tem uma resposta para o problema. Como preciso atravessar o parque quase todos os dias, estou usando a ponte, mesmo com a placa de interdição, uma vez que se quer existe uma previsão para início da manutenção”.

Ana Pastore também é moradora do entorno da área verde e reclama sobre o abandono da ponte, que serve de travessia rápida entre os dois lados do parque, assim como área para passeio e boas fotografias. “Gostaria de salientar o problema do Parque Cidade de Toronto, que ficou desativado por conta da febre amarela e, bem antes disso, as duas pontes já estavam desativadas, sendo que uma delas está há anos. Uma pena, porque já foram feitas várias reclamações”, lamentou.

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente respondeu a reclamação dos leitores. Segundo ela, “a ponte do parque está interditada por medidas de segurança, desde o final de março deste ano. A equipe de técnicos da pasta realizou vistorias e já elaborou o orçamento necessário para a reforma da ponte. Atualmente a SVMA está em busca de parceiros com recursos para iniciar as melhorias necessárias”.

Concessão

O Cidade de Toronto não está entre os parques de Pirituba que serão concedidos à iniciativa privada pela Prefeitura de São Paulo. Apenas entram no pacote de concessão o Jardim Felicidade e o Jacintho Alberto. A entrega das áreas para empresas divide alguns moradores. De um lado, há quem acredite que a ação vá torná-los muito mais eficientes e bem-cuidados. Do outro, tem paulistano que se queixa da cobrança de serviços que podem passar a existir caso a concessionária vencedora conquiste o edital público.

 

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.