Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Museu da Pessoa promove exposição “A Zona Norte Conta Suas Histórias”

Em cartaz na Biblioteca São Paulo a partir de 11 de dezembro, exposição traz um recorte da história da cidade sob a ótica de educadores, alunos da rede pública e organizações sociais

Largo da Matriz, na Freguesia do Ó/Foto: Lilian Santos/Prefeitura de São Paulo

Publicado às 13h20

O Museu da Pessoa promove na Biblioteca São Paulo, a partir do dia 11 de dezembro, a exposição “A Zona Norte Conta Suas Histórias”, composta pelo material resultante do trabalho de educadores, alunos e organizações sociais que participaram do programa de formação do projeto Todo Lugar Tem uma História para Contar, promovido pelo Museu da Pessoa na região norte de São Paulo, registrando a história dos seus bairros e moradores locais.

Com o patrocínio do Magazine Luiza e do Instituto Center Norte e o apoio da SP Leituras, no âmbito da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, a exposição terá entrada gratuita.

A Zona Norte Conta Suas Histórias traz textos e desenhos produzidos por alunos e professores de escolas do ensino fundamental da DRE Freguesia do Ó, frequentadores e educadores de organizações sociais de diferentes idades e lugares que se tornaram, com o projeto, agentes da memória dessa região de São Paulo. Foram ouvidas histórias de vida de moradores da Vila Baruel, Vila Rica, Jardim Paraná, Casa Verde, Freguesia do Ó e Jardim Elisa Maria.

O projeto Todo Lugar Tem uma História para Contar realiza oficinas de formação para que os participantes se apropriem das ferramentas metodológicas do Museu da Pessoa para o desenvolvimento e realização de atividades destinadas à preservação, ampliação e difusão da memória local. “Essas atividades têm como objetivo realizar o registro oral, escrito e ilustrativo da história de espaços, regiões e comunidades das quais os grupos participantes da formação fazem parte”, explica Sonia London, diretora executiva do Museu da Pessoa e coordenadora geral do projeto.

Ao todo, participaram do projeto 8 escolas, 5 organizações sociais, 12 educadores da rede pública municipal de ensino, 17 agentes sociais e 20 depoentes. “A Zona Norte Conta Suas Histórias” fica aberta para visitação até o dia 13 de janeiro de 2019.

 

Serviço

Exposição A Zona Norte contas suas histórias
Abertura: dia 11 de dezembro de 2018, a partir das 14hs
Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo/SP (ao lado da Estação Carandiru do Metrô)
Entrada gratuita

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.