Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Oficinas rápidas mostram qualidade e infraestrutura do curso de Gastronomia da FAEP

Faculdade em Taipas inicia turma de alunos que pretendem se tornar chefs; munícipes podem se inscrever em oficinas de apenas um dia que ensinam boas receitas e dicas de cozinha

Publicado às 10h45

A FAEP trouxe para a cozinha experimental da instituição a professora especialista e coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia Sandra Zarpelon. Durante o mês de março, a cozinha recebeu vários participantes e até gastrólogos, assim como estudantes de várias instituições de ensino que ficaram deslumbrados com a estrutura ofertada pelo curso de Gastronomia da FAEP.

A professora e coordenadora Sandra Zarpelon apresentou, de forma prática, o preparo de seis oficinas com a duração média de 2 horas. Nessas oficinas, foram apresentadas técnicas de preparação de massas diversas, fundos básicos da gastronomia, cozinha temática, além de boas práticas em manipulação de alimentos.

A professora ministrou oficinas relacionadas aos temas de: Pizza Express, Comida de Boteco, Cervejas: Degustação com Harmonização, Manipulação de alimentos, Preparo de Risotos e Tortas salgadas e Quiches e ainda deu várias dicas de como organizar o trabalho dentro de uma cozinha, baseados em planejamento e pré-preparos das receitas.

A opinião da professora sobre as oficinas é que as pessoas que se interessaram pelo projeto elaborado de cursos mais compactos  serviram para atender os diversos interesses nos segmentos que são apreciados dentro do mundo dos gastrônomos, gourmets e até mesmo  de estudantes da área de gastronomia. Segundo a  professora,  foram grupos diferenciados mas todos buscando  novos aprendizados  para conhecer um pouco mais sobre o universo do mundo gastronômico.

Durante a oficina, os participantes elogiaram a estrutura da cozinha planejada  para atender a demanda. A grade curricular do curso atende a todas as normas das legislações sanitárias, além de estar equipada com utensílios e equipamentos  essenciais para uma produção de alto padrão.

O diretor da instituição, professor doutor Claudinei Aparecido da Costa, afirma que ofertar oficinas como essas está dentro da estratégia da instituição, que é apoiadora de eventos que beneficiam a comunidade local. “Nós não estamos apenas promovendo a instituição, mas através desses eventos estamos promovendo a disseminação de conhecimento e conteúdo como estratégias importantes para o desenvolvimento dos comerciantes locais”, declara o diretor professor doutor.

Durante o mês em que ocorreram os eventos, a cozinha Experimental da FAEP chamou a atenção de todos os alunos e gastrólogos que participaram das oficinas. A FAEP já se destaca de uma forma geral pelo conceito 4 no MEC, pela metodologia de ensino e pelas mensalidades acessíveis. A Gastronomia é um curso que se envolve com arte aliado aos conceitos básicos da cozinha clássica e contemporânea, e se completa com a gestão dos negócios relacionados a serviços de alimentação. A cozinha experimental é uma das mais modernas e equipadas de todo o estado. Isso traz uma vivência prática aos alunos, eles participam das oficinas não só como plateia, mas ativamente na produção dos pratos.

Gastronomia na FAEP

O curso superior de Tecnologia em Gastronomia da FAEP tem por objetivo oferecer ao aluno uma educação completa, primando pela construção dos conhecimentos em todos os seguimentos dos aspectos mais amplos da relação humana com os alimentos e para travar diálogos interdisciplinares com diferentes profissionais de gastronomia. O profissional é preparado, não só para cozinhar, mas também para entender como funciona a indústria alimentícia. A estrutura da cozinha Experimental da FAEP é considerada um laboratório gastronômico de alto padrão.

“Desde que a FAEP se propôs a implantar o curso de Gastronomia, uma das primeiras ações da faculdade foi procurar no mercado quais seriam os grandes diferenciais que poderíamos ofertar em um Curso de Gastronomia, entre esses diferenciais foi pensada a Cozinha Experimental, como grande laboratório gastronômico que proporciona ao aluno uma vivência prática do mercado de trabalho. Outro grande diferencial do Curso de Gastronomia da FAEP é a aproximação com o mercado de trabalho, recebemos periodicamente muitas vagas de estágio para estudantes do curso”, afirma Sandra Zarpelon.

Para a coordenadora do curso de Gastronomia da FAEP, um dos principais fatores que influenciam na qualidade da formação de um gastrólogo e até mesmo trabalhando e vivenciando suas atividades como chef de cozinha, é a estrutura onde o mesmo se profissionaliza. “A teoria fortalece o que fazemos na prática”, diz. O curso é semipresencial e os alunos já atuam com aulas práticas desde o primeiro semestre.

Gostou do curso? Então inscreva-se para a próxima turma (link do curso de gastronomia https://faculdadespaulistanas.edu.br/cursos/gastronomia/). Confira abaixo a programação das próximas oficinas:

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.