Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

“Os Miseráveis” vai até 16 de dezembro no Teatro West Plaza

Ingressos custam a partir de R$20

Foto: Evan Halegam/Divulgação

Publicado às 16h30

Por Gabriel Cabral

São Paulo acaba de ganhar um novo teatro. O espaço fica no Shopping West Plaza, e a programação já começa bem, com ótimas peças a bons preços. Uma das montagens que estreou no último sábado, 1° de dezembro, é “Os Miseráveis”, com direção de Gabriel Catellani.

Em cartaz até o dia 16, o espetáculo conta a pujante história de Jean Valjean, Cosette, Javert e Fantine. Outras estreias também preenchem a programação, como “Dez Encontros” e o infantil “As Formiguinhas – Defendendo a Natureza”. Para mais informações, acesse os sites westplaza.com.br e sampaonline.com.br.

Em 2017, a Folha Noroeste entrevistou Catellani, que falou sobre o nascimento da produção. A primeira vez que o diretor adaptou a criação de Victor Hugo para o teatro foi há cerca de 15 anos atrás. “Apresentei a peça em única apresentação para 1.200 pessoas em uma faculdade. A reação foi muito forte e resolvi montá-la na Companhia do Ator”, disse, “quando viemos para o Teatro Raposo, em 2016, estávamos [povo brasileiro] falando sobre as mesmas coisas [sobre o que a peça trata], que diz respeito aos valores, ética e à ideia de acreditar no próximo e em algo maior”.

Catellani também analisa que a montagem caminho sob dois pilares principais: o primeiro sobre a importância da bondade ao próximo, mesmo quando as circunstâncias levam ao contrário, e o segundo sobre acreditar nos valores éticos de uma sociedade. “Temos duas personagens que acreditam em verdades diferentes [Jean Valjean e Javert]. Um que acredita no poder da lei e o outro no poder que vai além da lei. Temos códigos [regras, leis] estabelecidos, mas, muitas vezes, eles não dizem sobre a realidade de um povo.”

Adaptar um texto tão complexo para uma peça de teatro não é fácil, mas o diretor acredita que contou com a sorte e as boas energias do universo. Ele também contou que as audições foram incomuns e realizadas junto aos atores. “Não selecionei pessoas para as personagens. Selecionei pessoas que tinham vontade e o desejo de participar do projeto. Conforme fizemos leituras e estudos de textos, os atores começaram a trazer ideias e propostas para fazermos seleções de personagens”, disse Catellani, “a base do processo é a compreensão e a participação integral de todos. Por isso, durante todo o tempo, todos trabalham”.

Foto: Evan Halegam/Divulgação

 

Serviço

Os Miseráveis

Quando: “Os Miseráveis”, de 1 a 16 de dezembro – sábados, às 21h, e domingos, às 20h30
Quanto: a partir de R$ 20
Onde: Teatro West Plaza, na Avenida Francisco Matarazzo, s/n – Água Branca

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.