Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Pirituba: Projeto “Das ruas para o Ringue” busca reinserir jovens na sociedade

Treinador Fernando ‘Bolacha’ ministra aulas no centro esportivo da região

Foto: Cristina Braga

Publicado às 10h50

Por Cristina Braga

Ao entrar no Centro Esportivo de Pirituba, na sala do boxe, dá para ver o orgulho que o idealizador do projeto “Das ruas para o Ringue”, Fernando Menoncello – mais conhecido como Bolacha -, tem de seus alunos. “Começamos há seis anos com treinos abertos e gratuitos no parque de Pinheiros para a galera. Em 2016, assumi um espaço na Freguesia do Ó, onde iniciei um trabalho social chamado ‘Das ruas para o Ringue’, que está se tornando referência na formação de futuros campeões”, explica o professor.

No último dia 9 de maio, o jovem André, de 16 anos, após cumprir 11 meses de medida socioeducativa na Fundação Casa Tapajós, em Franco da Rocha, não quis perder mais tempo: encarou sua primeira aula de boxe com ‘Bolacha’. O resultado positivo foi alcançado por meio da palestra de apresentação do projeto, realizada no centro esportivo em abril.

O próprio treinador é um exemplo de persistência no esporte e na vida. Com uma juventude conturbada, encontrou na modalidade seu caminho para dar a volta por cima, tornando-se boxeador competitivo. Entre os títulos conquistados está o do torneio Kid Jofre, além de ter vencido a seletiva para ser representante do Brasil no desafio internacional de barra fixa do famoso Guinness World Records.

Foto: Cristina Braga

Para ‘Bolacha’, a recuperação é um processo individual, mas “se a pessoa canaliza a atenção para o esporte com o objetivo de mudança, certamente ele pode contribuir para tirar o adolescente da criminalidade e das drogas”. “O boxe praticado ali nos tatames tem um viés mais moderno de tocar o adversário e não ser tocado, portanto, com menos impacto, maior movimentação de pernas e menos violência.”

O projeto já conta com quase 200 alunos no total. As aulas de boxe no Centro Esportivo de Pirituba acontecem de segunda a sexta, às 10h e 19h30, com professores parceiros do projeto. A unidade fica na Avenida Agenor Couto de Magalhães, 32, em Pirituba.

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.