Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

Projeto FotoArte leva oficinas de fotografia para alunos e professores de Jaraguá

O Instituto CCR e a CCR AutoBAn apresentam circuito de exposições e oficinas educativas que propõem a reflexão através da fotografia

Foto: Divulgação

Publicado às 14h50

Totalmente adaptado para os projetos culturais da ImageMagica, o PhotoTruck é uma unidade móvel de fotografia que serve como ferramenta para a realização das atividades do projeto FotoArte. A unidade é preparada para proporcionar uma experiência completa de aprendizagem para os participantes durante um circuito cultural que ensina de forma lúdica e prática, sobre o universo da fotografia, propondo aos alunos a reflexão sobre o mundo através de um olhar mais crítico. O PhotoTruck chega ao Jaraguá com o apoio da CCR AutoBAn – concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes e integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo – nos dias 13 e 14 de novembro para atender alunos e professores da Escola Municipal Padre Leonel Franca.

As oficinas do projeto abordam um tema de importância para a sociedade, que será usado pelos alunos como base para a construção de imagens e mensagens no decorrer das atividades. O projeto FotoArte é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR por meio da Lei Rouanet e é uma realização da ImageMagica.

Câmera-Escura

Para conhecerem de perto como a imagem é formada dentro de uma câmera fotográfica, os participantes irão entrar na ‘câmera-escura’, um ambiente instalado no PhotoTruck, que simula o interior de uma máquina fotográfica gigante. Os participantes vão ver ao vivo a imagem de fora sendo projetada em um painel, exatamente como acontece dentro das câmeras para a criação de uma fotografia.

Foto: Divulgação

Saída Fotográfica

Depois de assistirem a um vídeo e um bate-papo com os educadores do PhotoTruck, os alunos vão botar a mão na massa. Nesse momento, cada estudante vai receber um smartphone para fazer uma foto e escrever uma legenda sobre o significado da imagem criada. Depois, as imagens serão impressas no formato de Polaroid e entregues aos novos fotógrafos.

Ação com professores

Além do atendimento aos alunos da escola que vai participar do projeto, professores também serão capacitados em oficinas com conteúdo exclusivo, incentivando o uso da fotografia como ferramenta de ensino dentro da sala de aula.

A ideia do projeto, além de capacitar alunos e professores, é fazer com que eles passem a perceber a realidade onde vivem com um olhar crítico, onde a fotografia aparece como uma ferramenta de expressão que é capaz de transmitir mensagens poderosas para o mundo. Ao final das atividades, uma exposição será construída em formato de lambe-lambe ou varal com todas as imagens criadas. Essa exposição estará aberta para visitação de toda a comunidade, dessa forma, as fotografias terão um impacto ainda maior.

 

Serviço

Projeto FotoArte no Jaraguá

Onde: EMEF Padre Leonel Franca. Rua Xavier dos Pássaros, 39, Jardim Rincão, São Paulo – SP
Quando: 13 e 14 de novembro

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.