Notícias e informações relevantes para os moradores da região noroeste da cidade de São Paulo

São Roque conta com turismo recheado de vinho e boa gastronomia

Stefano Hotel, Vinícola Goés e o Roteiro do Vinho são dicas especiais para este fim de semana e feriado

Publicado às 19h

Por Gabriel Cabral

As férias de julho já começaram, e a criançada só quer saber de uma coisa: se divertir. Já os adultos, além de diversão, boa comida e descanso também são bem-vindos. Para os fins de semana e feriados, a dica é São Roque, no interior de São Paulo. A cidade está a menos de uma hora da capital e reúne turismo e boa gastronomia.

Em visita à cidade, vale conferir os restaurantes Vila Don Patto, Stefano Hotel e a Cantina da Tia Lina. O Stefano, comandado pelo trio Guido Borsarelli, Franco Bruzzone e Stefano Bruzzone, oferece clássicos da gastronomia italiana, com foco nos ingredientes frescos e selecionados – desde a década de 60. Dentre os carros-chefes do cardápio, destaque para as consagradas receitas de família como o Cannelloni de Carne ao Molho Sugo e o Frango à Moda da Casa. Para harmonizar, um bom vinho italiano. Ou as mais recentes criações como a Salada de Peras com Sorvete de Gorgonzola e o Tortelli de Nozes e Gorgonzola. “Nossas massas são famosas por serem leves e finas, com aquele toque artesanal, que tanto preservamos”, afirma Franco.

Preparação de massas artesanais do Stefano Hotel. Foto: Divulgação

Vinícolas e roteiros do vinho

A visita à Vinícola Goés, com jantar completo e degustação guiada, também é imperdível. O tour pela fabricante de vinhos convida os amantes da bebida a compartilhar e provar taças de diferentes tipos de vinho. A experiência promete ser inesquecível. Os participantes da visita são recepcionados pela equipe Góes com uma taça de espumante na chegada à sede da empresa e depois embarcam no Wine Bus com destino aos vinhedos. Durante o curto percurso, a conversa corre solta sobre o plantio diferenciado e a colheita de outono, particular em algumas poucas regiões do Brasil, especialmente no sudeste.

O passeio conta, também, com tour no interior da vinícola para conhecer o processo de elaboração e os segredos da produção de um bom vinho.

 

Foto: Divulgação

Outra opção excelente é o Roteiro do Vinho, com 40 estabelecimentos distribuídos ao longo de um trecho de 12 quilômetros de estrada. Há vinícolas e adegas, restaurantes com cozinhas diversas, pousadas e outros locais inesquecíveis. O clima é bastante agradável, de montanha, com sol durante o dia e baixas temperaturas à noite. O roteiro passou a integrar a Associação Internacional de Enoturismo, que é formada por municípios e entidades gestoras do turismo vinculado à cultura do vinho e promotoras de roteiros de vinho, com representação em sete países. De acordo com Túlio Patto, presidente do Roteiro do Vinho, esta participação é de suma importância tanto para o Roteiro quanto para os habitantes da Estância Turística de São Roque. “Trata-se de mais um passo, mais um reconhecimento do nosso Roteiro do Vinho para o Turismo e para a geração de empregos em nossa região”, afirma.

Entre os restaurantes que fazem parte do Roteiro do Vinho, estão casas que servem variados tipos pratos, dos brasileiros, caipiras e tropeiros aos vegetarianos, portugueses, italianos e mais.

Prato clássico da Cantina Tia Lina: Rondelli 4 Queijos com Alcachofra. Foto: Divulgação

 

Confira alguns serviços:

Roteiro do Vinho – @roteirodovinho – www.roteirodovinho.com.br http://www.aenotur.com/pt/

Stefano Hotel e Restaurante

Endereço: Rua Antonio Panelinni, 636 – Rodovia Raposo Tavares – Km 56 – Bairro Taboão – São Roque – SP. Telefone: (11) 4714-1464 – www.restaurantestefano.com.br. Instagram: @stefanorestaurante

Vinícola Goés

Endereço: Estrada do Vinho, nº 9111 – Canguera – São Roque. Informações e reservas: www.vinicolagoes.com.br /marketing@vinicolagoes.com.br  / (11) 4711-3500

Cantina da Tia Lina

Funcionamento: sexta – 11h30 às 15h / sábados, domingos e feriados – 11h30 às 17h. Endereço: Estrada do Vinho, km 10 – Canguera, São Roque. Contato: (11)4711-2018 / http://www.cantinatialina.com.br/

Deixe uma mensagem

Seu e-mail não será publicado.